sexta-feira, 13 de novembro de 2009


Ao lado, a capa do livro da tese de doutoramento de Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, docente da Universidade Federal do Amazonas e coordenadora do Núcleo de Socioeconomia.
Cultura Cabocla-Ribeirinha: mitos, lendas e transculturalidade está voltado para diferentes leitores que se interessam pelo estudo da Amazônia, com a preocupação de mostrar como esta região se insere na cultura e economia de um mundo globalizado, tendo como ponto de partida a realidade local. Aqui está o grande mérito do pensamento de Therezinha de Jesus Pinto Fraxe sobre a Amazônia, quando parte do "conhecimento local" para ir além, pensar a Amazônia com o olhar de quem vive, ama e respeita este lugar.
Cabe ressaltar que, ao longo de todo o texto, o leitor é sempre informado das múltiplas sutilezas e características culturais da região amazônica, quando a autora descreve e analisa a cultura cabocla-ribeirinha da Costa da Terra Nova. Esta forma de descrever torna o texto agradável de ler e muito instrutivo, inclusive para os leitores não familiarizados com a cultura regional.
O livro é um "mergulho" no imaginário amazônico, com suas lendas, mitos e crendices, revisitadas pelos caboclos-ribeirinhos da Costa da Terra Nova. Trata-se de um "mergulho" mesmo, numa clara alusão à citação que a autora faz de um texto de Gaston Bachelard (1988), quando utiliza uma passagem desse autor sobre a "poética da água" - "é o elemento mais favorável para ilustrar os temas e combinação dos poderes. Ela assimila tantas substâncias! Traz para si tantas essências! Recebe com igual facilidade as matérias contrárias, o açúcar e o sal. Impregna-se de todas as cores, de todos os sabores, de todos os cheiros" - tudo isso, para reforçar o seu argumento de que a água, do rio e lagos do lugar, constitui referência mimética para um imaginário amazônico que nunca morre entre os habitantes da Costa da Terra Nova.

da apresentação de Sérgio Ivan Gil Braga, antropólogo, docente da Universidade Federal do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário