quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

NUSEC aprova projeto no CNPq


O Núcleo de Socioeconomia aprovou o projeto "Técnicas Agroecológicas: uma iniciativa para o fortalecimento da agricultura familiar e segurança alimentar em comunidades ribeirinhas no Amazonas" no edital MCT/CNPq/MDA/SAF/Dater Nº 033/2009 sob coordenação da Profª Drª Therezinha de Jesus Pinto Fraxe.
O projeto contemplará estratégias e ações que visam contribuir para o fortalecimento da agricultura, seguridade alimentar e a melhoria da qualidade de vida de famílias ribeirinhas, através do desenvolvimento de técnicas de manejo em sistemas de produção de base ecológica, com tecnologias apropriadas ao ecossistema de várzea em três comunidades rurais: São José, São Francisco e Nossa Senhora da Conceição, localizadas na Costa da Terra Nova, Careiro da Várzea-AM. Suas linhas de ações propiciarão o fortalecimento da organização e da consciência sociopolítica e o estímulo a alternativas produtivas agroecológicas sustentáveis, contribuindo para a geração de renda e melhor qualidade de vida das famílias envolvidas. A orientação metodológica do projeto está calcada em princípios e procedimentos participativos, que serão adotados num processo sistemático e contínuo, orientado por diagnóstico, monitoramento e avaliação, visando o acompanhamento das atividades de pesquisa e extensão, considerando sempre as especificidades locais.
As propostas foram elaboradas a partir das demandas identificadas em vários estudos realizados pela Universidade Federal do Amazonas, através de diagnósticos socioeconômicos, e abrangem as mazelas predominantes como fome, miséria, poluição e falta de renda. Neste sentido, o projeto propõe-se a estimular alternativas capazes de suprimir ou mitigar estas mazelas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias locais, através da implementação de seis metas: (1) Diagnóstico participativo; (2) - Manejo ecológico da horta com a integração de aves, (3) Valorização de espécies de hortaliças e frutíferas não-convencionais ,(4) Fruticultura orgânica: uma alternativa de geração de renda e melhoria da alimentação das comunidades rurais, (5) Formação de lideranças e fortalecimento da organização sociopolítica comunitária (6) Divulgação de inovações agrotecnológicas a partir da união dos saberes. As atividades previstas para a execução das seis metas contemplam: palestras, oficinas, cursos e mini-cursos de capacitação e assessoria técnica. Ao final do projeto espera-se ter contribuído para o fortalecimento da organização sociopolítica das comunidades, com vistas à melhoria na qualidade de vida e à transição agroecológica dos sistemas produtivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário